Eduardo Guilherme da Silva Ribeiro

Instrutor e Avaliador de Inglês de Aviação e Controlador de Tráfego Aéreo

Meu primeiro contato com o idioma foi na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAr), em Guaratinguetá/SP, no ano de 1982, por força de minha formação como Controlador de Tráfego Aéreo.

Em virtude das dificuldades na época, não havia frequentado cursos de inglês anteriores. A inexistência de canais rápidos de comunicação, fez com que eu procurasse a interação com o novo idioma através de cartas com amigos virtuais, chamados de “pen pals”, bem como filmes e músicas, mencionando o fato de que eu pedia aos colegas as antigas fitas K7, gravadas diretamente de estações FM dos Estados Unidos, com diálogos entre os locutores e ouvintes e as propagandas, que eram ouvidas exaustivamente, procurando reproduzir os sons e os sotaques.

No ano de 1984, após minha formatura, fui classificado e transferido para Curitiba/PR, com a finalidade de atuar no recém-inaugurado Centro de Controle de Área de Curitiba, órgão de tráfego aéreo responsável pela segurança das aeronaves que evoluem em rota no sul do Brasil (hoje com suas dimensões estendidas a aproximadamente 40% do território nacional) , onde trabalhei até o ano de 2007. O trabalho com o controle de tráfego aéreo fez com que eu me dedicasse ao aprendizado do idioma, estudando sempre sozinho.

Em janeiro de 1985, realizei o primeiro curso técnico em inglês para aviação, o qual foi a mola mestre para minha admiração pela futura ferramenta, hoje indispensável a quem almeja voar ou fazer voar, sendo de terra ou do ar.

Paralelamente ao controle de tráfego aéreo, formei-me pela UFPR em Bacharel em Informática (1987) e em Medicina Veterinária (1997), expandindo meus conhecimentos técnicos também no idioma.

Fui instrutor em diversas modalidades no âmbito do Comando da Aeronáutica na área de controle de tráfego aéreo, quando, em 1995, tornou-me facilitador de fraseologia inglesa e instrutor de inglês geral para as especialidades de Controle de Tráfego Aéreo, Meteorologia e Comunicações Aeronáuticas.

Em 2005 atuei como Instrutor do Curso de Inglês – American Language Course, que permeava o ensino de idiomas no âmbito do Comando da Aeronáutica, lecionando o referido curso em diversas localidades, certificando mais de duas dezenas de controladores de tráfego aéreo.

Em 2006 realizei o Curso de Segurança de Voo no CENIPA, tornando-me Facilitador em CRM e, concomitantemente, fui aprovado pela banca examinadora do Comando da Aeronáutica para fazer parte do grupo que daria início aos estudos dos recém-publicados documentos da ICAO, os quais sugeriam aos países signatários a obrigatoriedade da proficiência em língua inglesa, bem como a elaboração de um teste mundialmente válido para certificação e homologação internacional ICAO para os tripulantes e para os controladores de tráfego aéreo.

Desde então, formei-me instrutor de inglês em aviação pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo, ministrei mais de 20 cursos nessa área para os controladores de tráfego aéreo e pilotos do Brasil e dos países vizinhos. Possuo certificações com os especialistas em Inglês de Aviação mundialmente conhecidos, como Professor irlandês Mike Mac Graph e com o autor do livro de aviação mais vendido no mundo – Aviation English, da Mc Millan, os ingleses, Henry Emery e Andy Roberts, e hoje somos parceiros profissionais em alguns projetos de língua inglesa, na área de ensino em inglês de aviação. Realizei o curso CELTA, com grau B, realizei o curso de Aviation English na Mayflower College/Denver no ano de 2010, curso de avaliador (rater) para inglês aeronáutico, e com essa certificação, sou avaliador para os requisitos da tabela ICAO, possuo grau 7,5 IELTS. Sou especialista no Documento 9835 e Circular 323, ambos da ICAO, os norteadores das ações e procedimentos para se atingir a excelência em inglês aeronáutico.

Através de minha formação, passei, no ano de 2010, a preparar os tripulantes técnicos/comerciais para o exame Santos Dumont (ANAC), curso de Tráfego Aéreo Internacional, curso de fraseologia portuguesa/inglesa para tráfego aéreo, bancas internas e internacionais, com aprovação expressiva em mais de 90% de meus alunos.

Meu objetivo na Força Aérea é atingir, no ano de 2014, o que preconizam os documentos da ICAO, que sugerem o índice de 80% do efetivo de controladores de tráfego aéreo no nível 4 ICAO para o Brasil.